segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fátima

Sem ter explicação para isso, senti uma vontade muito grande em ir a Fátima. Digo isto porque não sou crente na maioria das crenças católicas. Fui baptizada e fiz a primeira comunhão por decisão familiar e a história da igreja é um tema que me interessa pelo cepticismo que me assola. Acredito em muito pouca coisa e no geral as celebrações não me dizem muito. Fátima mexe comigo de uma maneira diferente. Não sei nem acredito que tenha aparecido uma senhora aos pastorinhos, mas uma coisa é certa, aquele lugar é mágico, é cheio de luz e o mais importante de tudo, quer estejam 6 pessoas no recinto quer estejam meio milhão, como estiveram no sábado à noite, todas estão a pedir pelo bem! Ninguém vai ali a desejar mal a alguém! Isso cria ali naquele lugar uma fonte de energia positiva, de força positivamente poderosa e isso faz com que me sinta muito bem lá.
Há alguns 2 meses que pensava em lá ir. Nunca pensei em ir concretamente no 13 de Maio, data da celebração do primeiro aparecimento da Virgem, mas visto que a vida assim proporcionou, pela disponibilidade e por ser um fim-de-semana, lá fui. Nunca tinha assistido à procissão das velas na noite de dia 12 e a energia que anda no ar emocionou-me e fez de mim um ser melhor. Sem grandes explicações. Sente-se e pronto.



Meio milhão de pessoas com velas acesas é de facto uma imagem poderosa e enche com um pouco de luz os nossos corações. Fiquei emocionada em ver gente de todas as idades, sobretudo jovens entre os 20 e os 30 anos. Não sei explicar bem, mas ver esta geração ali, emocionada como eu, a sentir aquela energia positiva como eu, fez-me pensar que há gente boa, com boa índole, com bom coração, que se emociona e gente que se emociona é mais gente por isso.

O mesmo acontece na procissão do adeus já do dia 13, onde os cânticos que deste miúda quando assistia pela televisão ao lado da minha avó V. sempre me emocionavam. Um mar de gente emocionada, recolhida na sua fé é de facto tocante.



Estar no sitio assim, com gente de quem gosto muito, com aquela energia tão luminosa, fez-me agradecer. agradecer pelas amigos que tenho, agradecer pelas oportunidades que a vida me dá, agradecer por eu tirar dessas oportunidades todas as lições para ser maior.

Em Fátima não, dentro de mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário