sábado, 19 de janeiro de 2013

Carta a Lance Armstrong






Olá Lance!

O meu nome é Ana. Acabei de ver as tuas confissões a Operah Winfrey. Gostava de dar nome ao que senti, mas não sei qual a palavra exacta. Não sei se existirá uma única palavra exacta. Também tenho dúvidas se serei eu alguém para sentir alguma coisa relativamente às tuas confissões de que todas as tuas lutas foram desleais. 
Falo-te então que, enquanto te via a confessar, pensava no Zé. O Zé era um amante do ciclismo. O Zé era praticante de ciclismo. O Zé vibrava com ciclismo. E o Zé partilhava sempre isso comigo. Talvez a memória mais antiga, seja de uma final de manhã de Domingo, algures, em meados dos anos 80. O Zé chegou a casa radiante! Tinha ganho mais uma medalha, tinha ganho mais uma corrida. E eu lembro-me que não era a primeira nem a segunda, porque a mala de enxoval da mulher do Zé, estava preenchida de taças e medalhas. Eu... ficava radiante com o ar dele de felicidade. Mais tarde, o Zé com vários conhecidos dentro da organização, metia-se de carro, sem ter autorização para isso é claro, dentro da caravana da Volta a Portugal! Nem era bem na caravana, porque a caravana passa várias horas antes da corrida, era mais um carro de apoio que percorria a alta velocidade dentro da corrida!! E eu ia ao lado do Zé! Adorava ver corridas e andar no meio delas era uma emoção. Quando as etapas não eram tão perto assim de casa, o Zé sentava-se em frente à tv e papava tudo quanto fossem corridas que passavam. Quando a tv por cabo permitiu ao Zé ver as corridas em directo, sem intervalos e sem ser só os 50 últimos quilómetros de cada etapa, a coisa ficou pior para mim! Eu só saia para ir à praia, depois de passada a meta e de ser entregue cada uma das camisolas. Eu era adolescente, e apesar de querer ir para a praia o mais cedo possível, estava ali, ao lado do Zé, a delirar com a corrida. Depois o Zé caiu! Caiu na única prova que me levou a assistir! Eu que esperava que ele passasse a cada volta do circuito de prova, para registar o momento em fotografia, fiquei preocupada quando passou a equipa uma volta e outra sem ele. "Caiu!" gritou-me um companheiro de equipa à terceira volta. 
Depois de cair noutra prova e de ter fracturado um pulso, aos 42 anos, o Zé deixou de ser "corredor"! Disse que tinha medo do que lhe podia acontecer à terceira queda forte. Já então tinha perdido um grande amigo na estrada. Mas o Zé na verdade, só deixou a competição. A bicicleta era a sua amante! Era com ela que o Zé mais se divertia! Nesta altura, lembro-me do Zé ser fã do ciclista espanhol Miguel Indurain. Miguel tinha ganho 5 vezes a Volta a França e era o ídolo do Zé. Por causa do amor do Zé pelas bicicletas e pelo ciclismo, uma vez, na Galiza, Espanha, o Zé começou a perder o sinal de rádio. A rádio da Volta! O Zé pensou que se percorresse uma estrada mais alta, talvez continuasse a apanhar o sinal da rádio portuguesa a muitos quilómetros da fronteira. Foi então que subiu a uma serra, algures em Orense, onde não havia viva alma, em pleno 15 de Agosto, num dia de verão abrasador, onde eu apanhei o primeiro susto de morte da minha vida! De algum lado que não demos conta de onde, apareceu um céu negro e uma trovoada acompanhada com uma chuva de pedra e com raios a cair ao lado do nosso carro e a incendiar a serra à nossa volta e os pedregulhos de gelo, de uma dimensão que eu jamais alguma vez vi até hoje, a cair-nos em cima... tudo por causa do relato da Volta a Portugal! Isolados, no meio da serra, no meio do nada e de coisa nenhuma, dentro de um carro, debaixo de pedras e rodeados de trovões e fogo!!! Isto era o Zé! Isto era o amor do Zé pelo ciclismo. Depois apareceste tu... um trincas espinhas que além de estar a vencer as Voltas a França, tinhas vencido um cancro. E o Zé... o Zé ficou teu fã! Ficou teu fã porque o Zé teve também ele, nessa época, a prova mais dura que um ciclista pode ter: a luta contra o cancro. E tu eras o exemplo! Tu eras tudo o que o Zé sempre imaginou ser: um vencedor de Tours e um Vencedor de Cancro! O Zé acreditou em ti, o Zé acreditou que era possível. Sentados os dois, eu e ele, em frente à tv a rejubilar, quando te levantavas da bike e levezinho, a parecer fresco, subias os Pirenéus até à vitória! O Zé sentia-se a ganhar! O Zé sabia que havia esperança! O Zé acreditava que era possível! O Zé também acreditou que vencia o cancro, tal e qual como tu, depois de já ter vencido algumas camisolas amarelas, algumas taças, medalhas e troféus. O Zé acreditava em ti e eu acreditava nele. 
O Zé morreu sem vencer, mas morreu a continuar a ser teu fã. Eu continuei a ser tua fã. Continuei a acompanhar-te pela tv, pelo rádio, pela net! O que sempre deixou muita gente confusa! Afinal eu era uma "menina" que adorava um desporto e ainda por cima, um desporto que não é de massas. Isto foi o que o Zé me deixou. Ficou gravado no sangue, no ADN. 

O Zé é o meu pai.

Senti o peito apertado ao pensar no que o Zé estaria a pensar e a sentir, se tivesse estado ali sentado, mais uma vez em frente à tv, a ver-te correr, mas desta vez a correr uma etapa diferente, uma etapa do Ser... uma etapa de uma Tour bem mais grandiosa, a Tour do Ser Humano.


21 comentários:

  1. emocionei-me ao ler este texto...desculpa se vou ousar mas para mim o Lance é um mentiroso, nunca pensei ser humanamente possivel a forma como ele se levantava da bike e cavalgava pirineus acima....
    Para a historia fica um homem caido em desgraça. Para a vida fica um grande Zé que me parece ter sido o teu Pai.
    Beijinhos charmosos
    ...podes votar em mim como melhor blog erotico 2012..vota aqui( na categoria erotismo)...
    http://aventar.eu/blogs-do-ano-2012/blogs-do-ano-2012-votacoes-1a-fase-14/

    ResponderEliminar
  2. Wowwwww... grande texto. Grande Zé o teu pai. Foi uma grande mentira que durante anos lance nos impingiu, tenho pena que assim tenha sido, algum mérito e esforço que teve, as lutas que apesar de tudo travou diluem-se na mentira. Apesar de tudo quero acreditar nele como homem, foi preciso uma grande coragem e honra para admitir tudo e ser honesto uma vez na vida. A vida tem destas coisas e os erros pagam-se caro.

    ResponderEliminar
  3. Olá. Mais um grande texto neste excelente blog. Também sinto a mesma revolta que tu. Para mim também era um herói, um lutador... mas afinal era tudo mentira. Um bluff.

    E só mais uma coisa... Que maneira tão carinhosa de falares do teu pai. Esteja o Zé onde estiver estará muito orgulhoso da sua filha.

    PARABÉNS e um beijinho grande

    Davide

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querido Davide. Caiu um herói.
      Quanto ao Zé, sim, espero que se orgulhe ;)
      Beijo

      Eliminar
  4. Que Feliz acaso!!!
    Nem sei como aqui vim parar, mas ainda bem que vim...
    É a minha primeira vez neste blog, ainda só li este post mas não posso adiar o comentário. Que grande sorriso o Zé deve ter nos lábios... Sabes, é que se um o desiludiu, outra...
    Abençoado Zé que fez assim uma filha.

    ;)Ambrósio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata Ambrósio, volta sempre. Nem sempre é assim! Aqui no renhonhó as variações são feitas entre o sentimento rosa, o sentimento negro, trivialidades e à parvoeira profunda, não te iludas! Assim sou eu, no melhor e no pior. Beijinhos

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Pois... inclino-me perante esta tua etapa, minha querida.
    Mas o Lance era impossível... aliás, ele e todos os que competem a nível profissional ou mantendo-se aparentemente amadores são efectivamente profissionais.
    A diferença entre o Lance e o teu pai, Ana, é exactamente aquela que distingue a essência destas coisas: o teu pai era um AMADOR! E por isso amava o ciclismo.
    Cá em casa também somos fãs de ciclismo, mas tenho a perfeita noção que a nível profissional o dopping é uma realidade na maior parte das modalidades... e o ciclismo, o atletismo e grande parte dos desportos de bola vivem disso actualmente - é que, quer se queira quer não, o Homem tem limites.

    Quanto ao lance do Lance vir confessar na TV os seus pecados... pois... e correndo o risco de parecer cínica... este é mais um lance do Lance.
    Melhor do que um herói do ciclismo caído em desgraça é um herói do mea culpa.
    E ninguém melhor do que o Lance para jogadas de mestre ;)

    Abraço sentido para ti, minha querida... e gosto de ti porque tu sabes amar como o teu pai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pinheirinho! Eu também gosto de ti.. para lá de bués!
      Acho que é isso que dizes que ainda me deixa mais... indesposta! Para mim ele veio falar porque foi apanhado e provado que mentiu. Claro que não mentiu sozinho... há mais, há muitos, infelizmente.
      Também achei mais um lance do Lance...
      Lamento tanto, por mim e pelo Zé.
      Beijo maior do que grande, repenicado, como tu gostas :D

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Mesmo com os lances todos do Lance, eu teria sentido mais respeito por ele se ele viesse dizer qualquer coisa assim: dopei-me? pois dopei!!! eu e todos os que vinham atrás de mim, porque o ciclismo a este nível é mais uma cena de quem é que tem o melhor cocktail para vencer o Tour... e concluia a pedir desculpa a quem tinha acreditado que as marcas dele eram tudo pernas, espírito de sacrifício e muita força de vontade, mas que a vida é assim e que espectáculo é espectáculo.

      A fórmula que ele escolheu está a ser muito, mas muito pior do que todo o dopping que ele acartou em cima da bicicleta nestes anos todos. Mas... the show must go on... e the money must get in.

      Eliminar
  7. Querida Ana,

    Obrigado pela partilha. Um texto lindíssimo porque sentido.
    Sem o ter conhecido arrisco a dizer, ainda bem que o Zé não viu isto. E de certeza que o Zé não te defraudou, sendo como tal, muito possivelmente o teu herói. Ao contrário do Lance, que defraudou toda a gente. Especialmente aqueles que competem limpos e perdem por causa de gente assim.

    Podemos perder a fé nos homens, mas nunca a perdemos nas coisas de que gostamos. Elas não nos defraudam. O Zé, onde quer que esteja continuará a amar o ciclismo.

    Um abraço deste colega bloguista, o Homem Só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Alexandre.... mas o "ainda bem que não viu" não me convence. Acredito noutros horizontes ;)
      Eu também continuarei a amar o ciclismo, tá no adn... mas fica sempre a dúvida.
      Grata
      Beijo

      Eliminar
  8. Não vi a entrevista dele à Oprah, vi apenas pequenos excertos onde ele confessava algumas coisas. E, acredita, que ao ver aquilo, pensei em ti, nas coisas que falavas do teu pai, na paixão dele, na tua também, e nas coisas que conversámos quando o lance perdeu os títulos todos... Beijo grande sweetie***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi uma traição! daquelas em que nos feriram o âmago!
      Lamento muito... e ainda lamento mais perceber que o gajo não tá arrependido coisa nenhuma! Vê-se bem na sua linguagem corporal! Enfim...

      Beijo grande a ti :)

      Eliminar
  9. Ana para os 2 lados,

    Vim ver o teu blog devido a um tag que levaste e me levou a ele. Vi este post enorme e por segundos pensei que nao o leria por ser enorme e não tinha tempo. Mas as palavras prenderam-me e a história que se desenrolou veio atrás até ao culminar de saber que a história era do Zé teu pai. Vieram me lágrimas. Adorei.

    Não sou fã de ciclismo. Mas o Lance era um herói de facto e não me era indiferente. Foi um choque e compreendo a frustração que deves ter sentido.

    Adorei conhecer a história.

    Obrigado pelo contributo.

    Kiss* TS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À Parte Obrigada pelas tuas palavras. Não costumo fazer posts tão grandes, só quando são a puxar para o sentimental. O caso deste. Obrigada por o teres lido e por teres gostado dele.
      Volta sempre.

      Beijo grande TS ;)

      Eliminar
  10. Também eu sou fã do Lance. E mesmo que ingenuamente continuo a dizer: acredito na inocência dele, acredito que muitas das "confissões" dele o sejam apenas para calar quem não se cansa de o tentar denegrir. Se isso faz dele um mentiroso na mesma? Pois que faça. Mas confio na inocência dele.

    Porque não utilizou dopping um segundo lugar, enquanto que ele apenas se esforçou um pouco mais? Há muita coisa a ser investigada, e não me parece justo que se fiquem pelo primeiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. start - Grata pelo teu comentário. É claro que ele não é o mentiroso sozinho, há muita gente por detrás dele, que o injectava, que lhe arranjava as drogas e que o ilibava nos testes. São esses nomes que têm que vir para a berdinda também. O que me desiludiu foi a sede, a ganância, o narcisismo, o achar-se supremo... e isto é doença! A psicologia ou a neurologia deve saber explicar.
      Enfim... caiu-me um herói.

      Beijo grande

      Eliminar