segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

IEFP, esse grande Circo!



Post dedicado ao Nunes, esse grande poeta do IEFP! Nunes pah, hoje pensei muito em ti!
Bom... então foi assim que se passou...


Convocatória para estar presente às 09:00h no Centro de Emprego desta terra maravilhosa. E eu... cidadã cumpridora, lá estava.

1º momento de nérvus: O sistema de senhas estava avariado, o coitado (porque ganha 500 euros e atura de tudo) do segurança distribuía, uma a uma, as senhas de 4 cores diferentes, consoante a cegada o destino de cada um.

Suba a escadinhas e é só aguardar na primeira sala à direita. Sorte, mas sorte pessoas, é que apanhei a última cadeira disponível para me sentar! A sorte!... Abri o livro (que levo sempre comigo, pois já sei o tempo que a coisa demora) e li. E li. E continuei a ler. Li mais. E... ups... acabei o livro!

Entretanto um cona de sabão funcionário chamava "Senha Seis Nove???" em vez de "senha 69" vai-se lá saber porquê, se depois chamou a "senha setenta"... Bom adiante... é lá com ele e com a sua mente porca que eu nem senha tinha...

09:50h o segurança regressa e diz "As pessoas chamadas para a Sessão das 9, aqui para esta sala saxavor"...

2º momento de nérvus: Sessão das 9!!!!!!!!!!!!!!????? Ah quer dizer que fui chamada para vir ao Cinema, correcto!!? Sou uma selvagem, pessoas! Uma selvagem... Espumei pela boca...


10:00 depois de percebermos que 27 pessoas tinham uma carta para estarem ali às 09:00h e 3 tinham a mesma carta para estarem ali às 10:00h, vem um senhor à porta e avisa "Esperem só um momento (iá meu! esperamos desde as 09:00!!!) que a colega já vem dar-vos o e-mail e o link"


3º momento de nérvus: Vem alguém dar-nos um e-mail e um link... piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii  Tragam o desfibrilhador!!!!!!!!! Depois de manobras internas de auto-reanimação, voltei à sala... mas com o pulso fraco... piiii...   piii...   piii...   piiii...   piii...   piii...

 Entra a senhora, que vinha para a Sessão de Esclarecimento que se chamava WELCOME TO GERMANY e diz:
"Julgo que vocês estão aqui para serem esclarecidos do programa da Alemanha, certo!?"


 4º momento de nérvus: piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... piiii...   piii...   piii... JULGA!? JULGA OU TEM A CERTEZA!?  Verbalizei! Eu sou de facto uma selvagem!

Resposta: "É, não é!?... Pois é! Bom... eu não tenho muita informação para vos dar. Tenho um email e um link... O e-mail é eures, é, u, erre, é, esse...


5º momento de nérvus: piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

...traço ou barra

aqui alguém grita "traço é uma coisa, barra é outra" (desta vez foi outro selvagem, não fui eu)

... "eeerrr... pois... ifen, se quiserem... dê, é...


5º momento de nérvus (sim mantinha-se o mesmo): piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

Se calhar é melhor pegar numa caneta e escrever no quadro, não!? (Agora sim eu! a selvagem!)



Ignorada a senhora prossegue:  arroba, iefp pont pêtê... O link é http dois pontos traço traço...

Eu e outros: barra barra!!!!!



Ignorados, a senhora prossegue: sioge 

Hããããã!!!!!!!!!!!!!!????????????? em coro!



... esse, i, ó, gê, é... 


Oiça, diz um selvagem que não eu, não acha melhor escrever isso no quadro!???


Se calhar vou buscar uma canela e escrever isto no quadro!


6º momento de nérvus: Epá se calhar!!!!!!!!!!

A senhora sai da sala, volta com a caneta e enquanto escreve avisa: "oiçam, não precisam de estar assim zangados, que eu vim hoje de férias, e nem me tinha sentado e já me estavam a chamar para aqui e eu nem sabia o que vos vinha dizer!!"

A besta (eu, claro): "Mas isso é que é o problema!!!!!!! Chama-nos aqui para nos dar um e-mail e um link!? Não podiam ter feito isso por e-mail ou na carta que nos enviaram!? Era preciso virmos aqui e estar 1 hora à espera!?"



Rebelião na assembleia e juro que ainda ouvi o Grândola Vila Morena como som ambiente...



A senhora concordou! "Têm razão! Assim não se trabalha de facto!"

Entre palavras de luta como "nós somos desempregados, não somos desocupados" e "ok, diga lá então quem áreas estão a pedir para a Alemanha?" a senhora começa a dar a lista:


Está aqui alguém de saúde?
piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

Está aqui alguém de mecânica?
piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

Está aqui alguém de energias renováveis?
piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

está aqui alguém de blablabla?
piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
está aqui alguém de blablabla?
piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

Está aqui alguém de blablabla?
piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...



Rebelião!!! 




Mas vocês chamam-nos aqui todos e não está aqui ninguém do perfil que estão a pedir para esse programa!!!!!!!!!??????????




Eu, a selvagem: "A quem é que eu posso me dirigir, para fazer queixa desta cegada toda situação toda!?"

"À directora do Centro!!"

OK!

Bom dia





7º momento de nérvus: A espumar pela boca direitinha ao gabinete da directora!!!!!!!!!! 







Directora atrasada para o lançamento de uma primeira pedra (devia ser um meteorito durante a noite para acabar com aquele edifício todo, logo! e não aleijar ninguém, claro, que eu sou uma selvagem com coração!)

Sente-se por favor.

Sentei-me.

O meu nome é Ana para os dois lados, sou licenciada, e fui chamada para uma sessão de esclarecimento, por uma pessoa que não fazia a mínima ideia do que estava ali a fazer.
Eu sei que o Centro de Emprego tem que mostrar estatísticas ao Ministério, eu sei que têm que mostrar trabalho, fazer as vossas tarefas (e ganhar todos no mínimo 1300€, em pensamento claro, porque estava em modo dama!) mas nós sentimos-nos gozados e humilhados com o tempo perdido... (eu quando quero sou uma dama, pessoas, quando quero, sou mesmo! raro, mas...)

"Tem razão Sôtôra (Eu, a selvagem!)... a situação vai ser esclarecida e tratada e alterada e põe-te masé a andar que eu tenho uns croquetes já frios à espera..."




Perdi 2 horas de sono e anos de vida pessoas! Anos de vida!!









Nota mental: "Mais vale ir presa para Tires (que nos dão de comida e de bebida e dormida grátis, e cigarros, além do tempo sem fazer nicles) que ir para o desemprego e estar sempre a ser humilhada pah!"







10 comentários:

  1. Eu passava-me da moina! Não pediste o livro de reclamações? É que de promessas de "a situação vai ser esclarecida" está o inferno cheio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Karina, não escrevi. A directora perguntou-me se queria escrever?
      Respondi-lhe que para mim teria sido muito mais fácil e não teria perdido tanto tempo à espera dela.
      Disse-lhe que se estava nas mões dela, que confiaria na sua resolução.

      Ficou de me mandar feedback.

      Mas não admito mais nenhuma!Sabes como eu sou!
      Jinhooooooo

      Eliminar
  2. Realmente tem graça, sem ter graça nenhuma! Já me vi em situações idênticas mas nunca me deu para rir, antes pelo contrário, mas assim posto no "papel", está demais, já me fartei de rir :-D. A Ana deveria dedicar-se a escrever! Talvez fosse uma solução para o desemprego!;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisa! Já pensei muito em dedicar-me à escrita! Muito mesmo! Mas a minha escrita é uma escrita tonta, só com doidice, não sei se me traria futuro! Obrigada
      ;)

      Eliminar
  3. Uma vergonha a falta de respeito pelas pessoas e pelo seu tempo além que um desempregado deslocar-se ao centro de emprego tem custos... Eu passava-me. mas o teu relato está muito giro, fizeste-o de forma hilariante.

    Beijinho
    E já agora boa sorte:)

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que pertence ao estado neste país mete tanto nojo. Não há ninguém decente (pelo menos do meu conhecimento). Somos chamados para sessões que não valem um cu e interessam tanto como ter poster do coelho e do gaspar na parede do quarto. Eles estão-se a cagar para tudo e todos e nós é que pagamos.

    ResponderEliminar
  5. escrevias no livro de reclamações e na volta ainda ficavas sem o subsídio :)

    Neste país é tudo assim, tudo sem profissionalismo e o pior é que as pessoas já não querem saber.

    Mas, já agora, estás a pensar ir para a Alemanha? Não me dizias nada?!!!!!

    Beijinhos

    ****

    ResponderEliminar
  6. Ana para os dois lados,

    este nome assusta-me, lembra-me a bissexualidade, espero que não seja o caso, hoje passei pelo mesmo e deu-me vontade de aplicar um murro no paneleiro que conduziu a sessão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óh Lobo, assustas-te com pouco!!!! Mas tenho pena que penses que esse nome tem alguma coisa a ver com a minha sexualidade! Mais pena tenho em que "esperes que não" relativamente a isso, mas quanto a "este" nome, posso esclarecer-te que me foi dado carinhosamente aos 6 anos de idade, pelo sogro da minha professora da primeira classe. Ana lê-se sempre ANA, quer da esquerda para a direita quer da direita para a esquerda, vero? Quando decidi criar o meu perfil, não fazia sentido esconder-me atrás de um nome falso, assim escolhi este, que é real e de boas memórias.

      Quanto à tua experiência no IEFP, lamento... assim já ias avisado daqui. Disseste-lhe que o link não funcionava??!!???

      Bjs

      Eliminar