terça-feira, 14 de maio de 2013

A minha opinião sobre o assunto: mastectomia preventiva




A propósito da notícia de hoje:

"
Num artigo que publicou nesta terça-feira no diário norte-americano The New York Times a actriz revela que fez uma dupla mastectomia preventiva e alerta para os benefícios dos exames genéticos. “Não me sinto menos mulher”, garante.

Aos 37 anos, Angelina Jolie fez uma escolha a pensar nos seus seis filhos. E diz tê-la feito para que não tivessem de passar pelo mesmo que ela passou - ver a mãe morrer demasiado nova. “A minha mãe lutou contra o cancro durante quase uma década e morreu aos 56. Aguentou o suficiente para conhecer os primeiros dos seus netos e para lhes pegar ao colo. Mas os meus outros filhos nunca terão a oportunidade de a conhecer e de sentir quão amável e graciosa ela era.”
A actriz norte-americana escreveu um artigo de opinião que é publicado nesta terça-feira no diário The New York Times em que explica por que razão decidiu fazer uma dupla mastectomia preventiva (cirurgia em que se removem as duas mamas) depois de descobrir, através de uma série de exames médicos, que era portadora de um gene “defeituoso” (nas palavras da actriz), o BRCA1, e que por causa dele tinha forte probabilidade de vir a desenvolver cancro da mama (87%) e dos ovários (50%).
No texto a que chamou My medical choice (A minha escolha médica), a actriz que conhecemos como Lara Croft e que protagonizou filmes como A Troca (de Clint Eastwood) e O Turista (Florian Henckel von Donnersmarck), tendo recebido um Óscar de Melhor Actriz Secundária pelo filme Vida Interrompida (1999), não se poupa a pormenores. Fala das várias cirurgias, desde a primeira, que aumentou a probabilidade de vir a salvar os mamilos, à terceira e última, em que fez a reconstituição mamária, admitindo que sentiu dores ao longo do processo e que a maior das intervenções lhe pareceu uma cena saída de um filme de ficção científica.
“Quis escrever para dizer a outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas estou muito feliz por tê-la tomado. As minhas probabilidades de vir a desenvolver cancro da mama desceram de 87% para menos de 5%. Posso dizer aos meus filhos que não precisam de ter medo de me perder para o cancro da mama.”
A 27 de Abril terminou três meses de procedimentos cirúrgicos relacionados com a mastectomia, mantidos em privado e sempre com Brad Pitt ao seu lado, diz. Agora, a actriz resolveu tornar pública a decisão na esperança de ajudar outras mulheres, fazendo com que beneficiem da sua própria experiência. “Cancro é ainda uma palavra que planta medo no coração das pessoas, produzindo uma profunda sensação de impotência. Mas hoje é possível descobrir, através de uma análise de sangue, se somos altamente susceptíveis ao cancro da mama e dos ovários e então tomar uma atitude.”
Angelina Jolie é uma das estrelas globais de Hollywood, tão famosa pelos seus filmes como pelo seu casamento com o também actor Brad Pitt e o seu trabalho em causas humanitárias. Enviada especial das Nações Unidas, a actriz não parou de trabalhar durante todo o processo que culminou com a reconstituição mamária, chegando mesmo a acompanhar o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague, numa visita à República Democrática do Congo – e assistiu à cimeira dos mais altos responsáveis diplomáticos do G8 em Londres – para chamar a atenção para a violência sexual em cenários de conflito. No mesmo período, Jolie ajudou ainda a lançar um fundo para a educação das mulheres no Paquistão, promovido pela jovem activista dos direitos humanos Malala Yousafzai, que foi baleada pelos taliban em Outubro e esteve em risco de vida.
“Não me sinto menos mulher”, escreveu, antecipando perguntas de eventuais leitores que a vêem como um símbolo sexual, como uma actriz que alicerçou boa parte da sua carreira no cinema de acção no facto de ser uma mulher bonita com um corpo invejável (pense-se na Lara Croft de Tomb Raider e na Mrs. Smith de Mr. and Mrs. Smith, filme que co-protagonizou com Brad Pitt). “Sinto-me mais poderosa porque fui capaz de fazer uma escolha forte que de forma alguma diminui a minha feminilidade.”
Citando números da Organização Mundial de Saúde – o cancro da mama mata quase meio milhão de pessoas por ano em todo o mundo -, Jolie chama ainda a atenção para o facto de os custos elevados dos testes genéticos deixarem muitas mulheres sem saberem se vivem, ou não, “sob a sombra do cancro” (nos Estados Unidos custam 3000 dólares, cerca de 2300 euros). “Quero encorajar todas as mulheres, sobretudo se têm um historial de cancro da mama ou dos ovários na família, a procurar informação e médicos capazes de as acompanhar neste momento da sua vida, e a fazer escolhas informadas.”
A actriz dedicou também algumas linhas a agradecer ao marido o apoio constante e os momentos em que foram capazes de rir juntos, apesar de tudo: “Sabíamos que esta era a coisa certa a fazer pela nossa família e que nos aproximaria ainda mais. E assim foi.” Jolie quis apenas assegurar-se de que os filhos, que tantas vezes lhe perguntaram se ela também ia morrer com cancro como a avó, não ficariam desconfortáveis com os efeitos das cirurgias: “Eles podem ver as pequenas cicatrizes e é só. Tudo o resto é só a mamã, tal e qual como ela sempre foi. E sabem que os amo e que tudo farei para estar com eles o máximo de tempo possível.” 
..."


Antes de dar a minha opinião sobre o assunto, quero deixar bem claro e assente que posso ser o ser mais ignorante à face da terra, mas esta é, a minha opinião.



Não percebo! Juro que não entendo 1% deste processo! Juro que não entendo o termo mastectomia preventiva! Não entendo! Não entendo como alguém tira as mamas, ou seja lá o que for, por causa de algo que ainda não existe!!! Não entendo. Por ignorância, admito, mas não entendo!

E não entendo porquê? Simples (no meu ponto de vista ignorante!):
A minha avó paterna morreu de cancro no estômago.
O meu pai, filho dela, também morreu com cancro no estômago.
Se eu posso geneticamente vir a morrer de cancro no estômago? Claro que posso!
Se eu tiraria o meu estômago por prevenção!? CLARO QUE NÃO!!
Ah e tal mas o estômago é um órgão vital!! OK!! Mas quem garante!!??
E eu faço rastreios anuais para andar sempre em cima do acontecimento para, isso sim, no meu entender, PREVENÇÃO e ou ATAQUE enquanto a situação é reversível? SIM!!! Faço!!! Faço endoscopias a cada 12 meses! Se me incomoda? Claro!! É um exame difícil para caraças! Se o tenho que fazer? Claro que sim! Se não quero ser a próxima na derrota do cancro do estômago da família!

E... como a minha ignorância abunda, quem diz à Angelina que ela não vai ter cancro no fígado? No estômago? No pâncreas? No sangue? No cérebro? Na garganta? Em qualquer outro lugar do corpinho danone dela!?!?!? Quem lhe garante!!??
Quando ela morrer, vão escrever na lápide "Morreu de cancro nos pulmões, mas de cancro da mama é que ela não morreu!"
Pah... sinceramente! E já para não falar noutras questões que não se colocam ao caso da Angelina mas mais ao caso português, visto este tipo de cirurgia se fazer em Portugal à 10 anos:
Quem paga essa cirurgia preventiva? O Sistema Nacional de Saúde?!? Ou seja, cada um de nós!???
Pah... se quem quiser tirar as mamas sem ter cancro, esteja à vontade, tal e qual como as quer encher de silicone, mas acho um abuso ser à conta do SNS!
E colocarem na conversa a opinião dos homens?!? maridos!??!? namorados e afins!?!? Epá... poupem-me!! Se eles apoiam, se gostam de mamas ou sem mamas... opá ri dí cu lo!!!

Aqui à uns anos, saiu publicado na revista VISÃO sobre uma análise ao ADN que nos dá uma probabilidade de sabermos se iremos ter cancro ou não. Claro que eu gostava de fazer essa análise, para saber se tenho probabilidades e em que percentagem, mas com a finalidade de intensificar os meus exames de rastreio e nunca descuidar dessa atenção! Só isso! Parece-me muito mais eficaz do que colocarmo-nos perante um bisturi e os riscos que isso implica preventivamente.
E se a paciente morrer de outra coisa qualquer durante a cirurgia!? Acho um assunto delicado para muitos, mas ridículo para mim.

NOTA: eu sei um pouco do que falo, vivi 2 anos e meio a entrar e a sair de uma unidade de Oncologia. Não falo assim sem saber de todo o que estou a dizer... Só acho uma falta de sentido, acho que é um processo inverso! Apostar na saúde, na alimentação saudável e na libertação das más energias, no regresso às nossas raízes... aí sim, devia ser o foco preventivo.

Mas isto é a minha opinião... e vocês já sabem que eu sou uma selvagem!







18 comentários:

  1. Compreendo e respeito mas desta vez não concordo contigo. Se vamos pelos custos, fica bem mais barato isto que todo o tratamento de quimio ou radioterapia. Acho que se deve diferenciar se a cirurgia é por motivos de estética (como pôr silicone) ou por motivos de saúde. Há mulheres que tiram tamanho às mamas, não para evitar ter cancro, mas porque têm grandes problemas de saúde à conta disso. Além do mais, temos outros procedimentos que nos custam muito mais dinheiro e que poderiam ser evitados, como mulheres que decidem abortar vezes sem conta. A primeira vez, tudo bem. 2, 3, 4 vezes ou mais como já soube, não é acidente, é autêntico descuido e um abuso e que custa balúrdios ao contribuinte português. Mas isso são outras histórias.

    Há conta de uma amiga que lutou recentemente contra o cancro de mama, eu já comentei várias vezes que, sabendo que teria grandes probabilidades de vir a ter cancro de mama, eu faria o mesmo que a angelina jolie. A minha avó passava a vida no médico, porque tinha tido um tumor. E mesmo assim, o tumor voltou, apesar de toda a prevenção e de todo o cuidado. Mais cinco anos a entrar e a sair do IPO, das urgências do hospital de cascais e não só, noutros médicos para tratar dos efeitos secundários dos tratamentos, etc, etc, etc...

    Mas atenção, não estou a dizer que eu estou certa e tu errada ou vice-versa. Estou é a dizer que todos nós temos os nossos "fantasmas" que nos levam a ter ideias diferentes sobre este tipo de assuntos.

    Beijo grande miga****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também te respeito Karina.
      É um verdadeiro assunto, dá para todas as posições e é delicado eu sei. Mas sabes que é esta a minha opinião.
      saudades e beijos
      ;)

      Eliminar
  2. Uma discussão interessante:
    Da minha parte, preferia sem dúvida fazer exames as vezes que fossem precisas por ano até ter 100% certeza que não havia outro remédio senão tirar. Mas isso sou eu que tenho horror a cirurgias.

    Acho que deve ser uma decisão muito dificil de ser tomada. Só estando numa situação dessas é que uma pessoa sabe, ou não! Deve ser muito díficil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida uma decisão super difícil.
      Saudades e beijos
      ;)

      Eliminar
  3. Ana,

    A angelina jolie é a prova de que até os atrasados mentais podem ter sucesso na vida.

    Quanto ao tema clínico, isto não passa de necessidade de protagonismo e demagogia, basta ouvir um médico imparcial e competente.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lobo, nem pensei na parte negra da coisa, confesso. A questão cancro é muito marcante para mim.
      Mas a discussão é sem dúvida importante. Já que o fez, já que é figura pública com cariz e trabalho mundial, acho que sim que foi bonito vir partilhar até para se falar sobre o assunto. Odeio é tabus!

      ;)

      Eliminar
  4. Alguém que tem quase 90% de probabilidade de desenvolver cancro *de mama*, e pode simplesmente remover o foco do problema e reconstituir novamente o pedaço que retirou em três meses, tem por certo uma qualidade de vida superior a alguém que passa a vida a correr para o médico a fazer exames desagradáveis -- porque apertar o tecido mamário enquanto se faz uma mamografia é tudo menos agradável. Três meses para resolver o problema, versus anos de preocupação. Porque raio quererias prolongar a ansiedade?



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não quero nada ABT. Quero ser feliz como toda a gente vá!
      Esta só é a minha opinião.
      Eu também vivo com essa faca no pescoço, logo não é leve a opinião. É só a minha.
      *luz
      :)

      Eliminar
  5. No lado materno da minha família muitas mulheres faleceram de cancro na mama.
    Eu. com a minha maneira muito peculiar de ser, não faço exames nem me preocupo com isso. Eu sei/acredito que não vou ter. E não terei ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Ana... és muito peculiar! ;)

      Já eu prefiro saber. Depois também me torno peculiar no protocolo seguinte.
      Mas eu também não vou ter nada disso! Vou ter 99 anos, os dentes todos (placa, claro!), fazer Yoga 3 vezes por semana, e enviar-te um super convite para vires à minha festa dos 100! Vê lá se não me desiludes! :D

      Eliminar
  6. bem... ao ver todas estas opinioes e principalmente a quem postou esta opiniao texto, digo - te estas pessoas que tem uma probabilidades muito grandes de ter cancro têm de pagar tudo. consultas cirugias exames....tudo é pago! contudo respeito a tua opiniao... mas estas pessoas sao contactadas pelo SNS para fazer os exames para saber se têm ou nao muitas probabilidade, e mesmo assim pagam, claro é o SNS que ganha.
    E falo do que sei porque estou nessa situaçãoe, nao tenho nenhum tipo de beneficio tenho de pagar tudo. o unico beneficio é a minha saud que pode melhorar. de resto dou lucro ao estado.
    È incrivel como as pessoas falam do que nao sabem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estar nessa situação deve ser muito difícil. Espero que tudo te corra pelo melhor, a pagar ou não, não é isso que importa.

      E também lamento o teu "È incrivel como as pessoas falam do que nao sabem" porque acho que deixei duas notas que te passaram despercebidas e podem ser importantes para ti:
      1 - "Antes de dar a minha opinião sobre o assunto, quero deixar bem claro e assente que posso ser o ser mais ignorante à face da terra, mas esta é, a minha opinião."
      e
      2 - "NOTA: eu sei um pouco do que falo, vivi 2 anos e meio a entrar e a sair de uma unidade de Oncologia."

      Este é um assunto pelo qual tenho um brutal respeito, mas a favor ou contra, esta é HOJE, como era no dia em que escrevi este post, a minha opinião.

      Tudo a correr pelo melhor.
      Grata

      Eliminar
  7. quando me referi ao "é incrivel como as pessoas falam do que nao sabem" foi em ralação a tua nota "Pah... se quem quiser tirar as mamas sem ter cancro, esteja à vontade, tal e qual como as quer encher de silicone, mas acho um abuso ser à conta do SNS!"
    eu respeito a opinião dos outros... agora digo-te, nós pessoas com alto risco de ser portadoras de cancro somos contactados pelo hospital, nao somos nós que vamos lá para fazer os exames, é o SNS que nos contacta, pois é mais "barato" tratar um problema quando ainda só tem raizes, do que quando já está instalado. Isto até porque se a pessoas não tiverem sido contactadas em no fim tiverem cancro ai sim paga o SNS. enquato se formos tratadas antes é o próprio cidadao que paga tudo. e nao é quer ter mamas novas... é uma questão de saúde. se já passaste por algo parecido, sabes bem como é duro passar por uma situação de cancro, quimios e radios... e se podermos evitar isso nao é melhor? a mama da mulher após a cirugia nao é a mesma, nao fica uma mama natural...
    E sim, estes doentes deviam ter comparticpação do SNS, porque somos conatctados por eles, nao é uma opção nossa.
    Eu decidi assim, porque fui aconselhada por muitos medicos...
    já viver muito disto e, tal como a angelina jolie, nao quero que os meus futuros filhos passem pelo que passei.

    ResponderEliminar
  8. Anónima: De coração... sou-te muito grata pelos teus comentários. Depois de ler este teu comentário tive que reler e reler...
    Eu também faço mil exames de prevenção dado ao historial de família que tenho... e o SNS gasta muito dinheiro comigo por causa das grandes probabilidades de isso me poder acontecer também, visto estar na linha seguinte. Mas fui eu que pedi! Fui eu que fui lá dizer "olhem, eu já tenho muitos sintomas, muitos mesmo para a minha idade e tenho um historial muito mau, se calhar era melhor ir lá espreitar" E foram... e ainda bem que foram, porque se eu tivesse ido na idade que me disseram para ir fazer rastreio, provavelmente seria tarde demais. Mas isso que me contas ainda é mais assustador! Parece muito "anda cá e paga se não queres morrer"! Parece que te assustaram!! Foi assim? Claro que já sabemos das fortes probabilidades, mas chamarem-te!... epá ignorava de todo essa situação e acho assustadora!
    Respeito muito isso, eu não o faria de todo, exames sim... até mensais, se necessário... mas assim tão radical, não o faria de todo. Mas respeito imenso!! Muito, muito, muito! Só não compreendo.
    O "problema! que tenho também tem operação. E também já insistiram comigo 2 ou 3 vezes. Mas depois de me explicarem que pode voltar, decidi que Nem pensar! E tomos comprimidos toooodos os dias e tomarei "para sempre" por causa disso! Mas uma cirurgia que trata agora mas que não garante que daqui a 4 ou 5 anos tudo volte ao mesmo... não.
    Sabes que ao teres células cancerígenas no teu corpo podes ter cancro em qualquer lugar. E retirar um bocado sem se saber se existe lá algo para mim é assustador. Fossem mamas, pulmões, intestinos... qualquer coisa.
    Esta puta desta doença é assustadora! Respeito-a muito! Mas andar à frente dela não! Ela tem que ter "colhões" para se meter comigo ;)
    Ouvi no outro dia do Manuel Forjaz a seguinte frase "Posso até morrer de cancro, mas ele já mais me matará"! E é isto que sinto. Medo do tamanho do mundo... mas até lá... eu quero e exijo (força do pensamento) ser saudável ;)

    Sem te conhecer, mesmo sendo a minha Anónima, agradeço-te muito por esta troca de partilhas e por favor, não te sintas enraivecida ou aborrecida por alguma coisa que eu tenha escrito. Claro que sou ignorante. Claro que desconheço muito (e ainda bem! lamento conhecer demais este tema...). Não gosto que me "elogiem" por eu conhecer o hospital como a minha casa... Que me liguem a perguntar onde é o quê e em que piso :( enfim... lamento muito mais coisas...
    Mas... aliviando... se lês o meu blog, a maioria dos meus posts são desconstrutivos das merdices do quotidiano... para rir ou na melhor das hipóteses para sorrir, mas de vez em quando também falo de assuntos sérios.
    Abraço de luz, cheio de saúde.
    ana

    ResponderEliminar
  9. respeito muito todas as pessoas que têm estes problemas.. infelizmente tenho vários problemas de saúde para além do cancro da mama, tal como tu tenho uma problema no esofago que oderá ser resolvido com uma operação bastante delicada e que nao me garantem que nao volto. por isso essa está fora de questão
    obrigada pela tua opiniao....amnhã irei ao hospital de novo para novos exames e nao me agrada nada... mas tem de ser

    ResponderEliminar
  10. É triste haver pessoas como tu! Faz te um favor antes de formar uma opinião informa-te, pesquisa e tenta saber a opinião de quem sabe como médicos oncológistas e mastetomistas e só depois das a tua opinião!
    Eu infelizmente e sim é infelizmente tenho que fazer uma mastectomia bilateral preventiva e ainda retirar os ovários e o útero! Como a Angelina tive que fazer a análise genética porque a minha mãe teve cancro na mama a menos de 1 ano e temos histórico familiar e como no caso dela deu como têm a mutação BRCA1 nós filhos e familiares de 1 grau tivemos que fazer ( sem pagar ) e deu positivo a mim a minha irmã e ao meu irmão!
    A minha mãe já fez as cirurgias e eu e a minha irmã estamos a ser seguidas no hospital para encaminhar para a cirurgia!
    E se pensas que isto é fácil aí sim é que és uma ignorante! No meu caso tenho 31anos e uma filha de 6 que possivelmente também tem a mutação e
    ainda o sonho de ter mais um filho e ter que decidir é muito complicado porque seja qual for a minha decisão fico sempre a perder!
    Agora falando da cirurgia em si, pensa o que é perder o teu peito é que mesmo pondo silicone nunca mais é igual e ficar com a menopausa com esta idade!
    E antes de me responderes vai ver alguns artigos e opiniões de quem percebe e vê o que é esta mutação BRCA1 !!!
    Mal consigo dormir, tenho ataques de ansiedade e sempre a pensar no que será melhor para mim e para a minha filha... e para piorar eu tenho uma mama muito densa e de difícil diagnóstico e se pensas que basta fazer exames que estou safa estás enganada pois todos os médicos dizem que não é solução pois vou ter que fazer exames de 3 em 3 meses que são prejudiciais por causa das radiações e mesmo assim vou fazer até descobrir que tenho cancro mesmo sendo em estado inicial vou ter que fazer quimioterapia e passar por tudo e fazer na mesma a mastectomia bilateral!
    Se pensas que vou fazer a cirurgia por vaidade ou por vontade é porque és realmente ignorante!
    E eu não sei como é nos outros países mas em Portugal casos como só pagamos as taxas moderadoras das consultas e não pagamos nada da cirurgia! Mas não sei o teu caso mas eu felizmente sempre trabalhei e sempre descontei por isso não sinto que te deva nada! Trabalho desde os meus 17 anos e nunca fugi as minhas responsabilidades de cidadã!
    É triste haver pessoas que pensam assim! Mas sei que como toda a gente viver é aprender e espero que depois de te informares bem possas mudar de opinião ou pelo menos não ser tão radical!
    E não ponhas tudo no mesmo saco... pois pôr silicone por estética é totalmente diferente de te tirarem toda a tua mamã e ficares só com a pele e um saco frio de silicone e ainda ficar sem o bico.
    Esta é a minha opinião , de alguém que esta a sofrer na pele de uma coisa que nunca quis e que me custa nuito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Albina que dor! Respeito-a muito. Não sei, e que o Universo me proteja de alguma vez alcançar a dor que sente. Lamento-a muito. Lamento porque o cancro já me levou muitos. Tantos quantos a carne pode aguentar. Mas como o título deste post diz é "a minha opinião", de quem é ignorante, de quem felizmente não tem esta sentença e de quem nunca se informou sobre o assunto como diz. Só sei da minha opinião. Só sei o que vi testarem nos meus e não quero isso para mim. A minha opinião não vale nada, de nada mesmo, irrelevante aos olhos de todos e de quem sofre, como a Albina... é só a minha opinião à data em que a escrevi, nada mais do que isso.
      Como ser humano, a sua dor e sei lá que nome lhe hei-de dar pois é imensurável, é angustiante para mim. Por si, pela sua filhota, por todos que a amam e que a rodeiam e por todas as pessoas que sabem o que o cancro é, desejo-lhe muita luz e total sucesso nessa luta!
      Esvazie-se (ou tente o máximo que conseguir) da revolta e encha o seu coração de Amor, só ele poderá ajudá-la a aceitar e a torna-la num ser feliz.
      Do fundo do meu coração,
      Ana

      Eliminar