segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Two Mothers vs Paixões Proibidas



É que nem Two Mothers nem Paixões Proibidas o raio do filme tem o título original "Adore" e isso é muito mais do que qualquer outro nome que lhe possam dar! (Gostava de saber quem dá nomes nacionais ao raio dos filmes pah!)


Paixões Proibidas é um filme belo. Belo não pelas paisagens magníficas da Austrália, mas belo como mostra um assunto tabu. Isto é o que dizem as críticas e eu discordo quase sempre delas.
Há vários tabus dentro desse filme, a meu ver. Uma amizade entre duas mulheres a que eu chamo de Amor, pois só um Amor consegue ter assim tamanha intimidade. Já tive oportunidade de falar aqui no renhonhó algumas vezes dos "meus" vários tipos de Amor. Não sou nada de "Amor há só um", vocês já sabem, para mim Amor há muitos, tantos quanto nós nos permitamos ter. E os Amores variam de tipo, mas podem nunca variar de serem Amor.
Posto isto, o Amor entre aquelas duas mulheres, ao ponto de ser superior aos casamentos e o Amor delas pelos filhos uma da outra. A meu ver entra aqui outro tema, o verdadeiro tema deste filme: a beleza. O Amor pelo belo. A beleza dos corpos, a beleza das casas, a beleza das paisagens, a beleza que está no encontro numa plataforma flutuante no meio do mar.
O verdadeiro Amor presente neste filme é o Amor pelo belo, esteja ele onde estiver. E a maçã? alguém viu as maçãs espalhadas pelo filme? Também é belo a representação desse conceito tão antigo.

Eu amei este filme, aquele amor com "a" minúsculo, mas que vai ficar marcado na gavetinha do Belo.
É verdadeiramente um filme belo.





2 comentários:

  1. Não vou perder. Ainda não vi e deixaste-me cheia de curiosidade. Sítios bonitos onde se passam boas histórias cativam a minha atenção.

    ResponderEliminar